terça-feira, 28 de dezembro de 2010

LIÇÃO DO PRESÉPIO

Na época que são montados presépios, pastores, estrelas, José, Maria, anjos, estrelas... Ah, quase esqueço, o MENINO JESUS.

A peça conta a "função" de cada símbolo...

Cenário: uma estrebaria.
CRIANÇA: (entra carregando uma caixa)Hoje tirei o dia para arrumar o meu presépio. O tempo está passando e o Natal está ai! Tem tantas coisa que quero colocar em meu presépio este ano, como em todos anos eu faço, lembrar o nascimento de Cristo é muito bom e até divertido. No meu presépio tem Maria e José.( entra Maria e José).
MARIA: que bom fazer parte deste presépio, ainda me lembra da alegria que senti quando o anjo me anunciou que fui a escolhida por Deus para que seu filho viesse ao mundo.
JOSÉ: Realmente é muito bom, e falando em lembranças, lembro do sufoco que passamos antes do nascimento, e como não havia lugar para ficarmos.
MARIA: pois é, eu já estava para dar a luz e as hospedarias todas lotadas, acabamos ficando em uma estrebaria.
JOSÉ: e ali naquele lugar entre os animais o filho de Deus nasceu. Humilde para nos dar a maior de todas as alegrias a salvação. Nós vamos nos sentar em nosso lugar no presépio.
CRIANÇA: Olha o que eu achei (entram os pastores). Eu nem lembrava mais destes pastores.
PASTOR 1: Como não lembrava mais, tivemos uma participação importantíssima na noite de Natal.
PASTOR 2: fomos nós os primeiros a visitar o filho de Deus.
PASTOR 1: e fomos nós os primeiros seres humanos a contar sobre o nascimento de Jesus, quando voltávamos da estrebaria.
PASTOR 2: sem esquecer da bela visão que tivemos dos anjos anunciando o nascimento. Assim sendo, vamos tomar nossos lugares na estrebaria.(sentam do lado direito)
CRIANÇA: quem mais está aqui? (Entram os reis Magos)
REI 1: somos nós os reis magos, que viemos desde o Oriente para presentear e adorar o menino.
REI 2: viajamos muito, mas valeu a pena, a alegria de conhecer o salvador da humanidade retribuiu nossa viagem.
REI 3: Oferecemos a ele ouro, insenso e mirra (perfume). Assim queremos nosso lugar no presépio. (sentam do lado esquerdo)
CRIANÇA: Mas sabem eu queria tirar alguma coisa do presépio este ano, algumas coisas. Neste Natal, acho que vou colocar menos coisas no presépio. Acredito que ficará bem mais barato. No ano passado coloquei coisas demais! Acho que vou tirar as estrelinhas. (Nisso entra as estrelinhas e a criança diz)
ESTRELINHA 1: Espere lá .... Eu não sou uma estrelinha qualquer. Sou a estrela dos reis magos! Não me diga que você vai me tirar este ano do presépio! Sou importantíssima! Basta dizer que fui eu quem embelezou o noite do nascimento de Jesus?
ESTRELINHA 2: E depois, não foi só isso... Quem guiou os reis magos, lá do Oriente até Belém? E olhe: eles me seguiram direitinho até a estrebaria onde Jesus estava! Acho que o presépio não pode passar sem mim!
ESTRELINHA 3: Como você pode sequer pensar em nos tirar, nós lembramos a noite de Natal com nossas luzes que brilham sem parar. Não podemos ficar.
(A estrelinha ficam do lado da criança.)
CRIANÇA: Então vou tirar os sinos! ( entram os sinos)
SINO 1: O que? Eu que anunciei festivo o nascimento de Jesus. Até hoje, no Natal, toco alegremente em todas as igrejas, anunciando que Jesus nasceu novamente em cada coração
SINO 2: É mesmo, os sinos não podem ficar de fora. Nós agradamos ao bom Deus com o nosso sinal, porque nossa voz se ouve em todas as partes do mundo. É como se os corações de todas as pessoas cantassem conosco um cântico de louvor a Deus.
(O sino fica junto da estrela)
CRIANÇA: então eu vou tirar os anjos. (entram os anjos)
PRIMEIRO ANJO: Como assim? Nós somos da corte celeste. Representamos a alegria que houve no céu quando nasceu o Salvador. Viemos adorar a Jesus, o Deus feito gente. O nosso cântico é repetido todos os dias, a todos os momentos, em todos os lugares e em todos os cultos que são celebrados a Deus neste mundo.
Todos os anjos juntos: “Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra entre as pessoas a quem Deus quer bem”.
SEGUNDO ANJO: Nós dissemos aos pastores onde deveriam encontrar a Jesus, e dissemos a eles que o menino é o prometido ao Salvador do mundo. Jesus Cristo é aquele que salva a humanidade e nós os anjos anunciamos.
TERCEIRO ANJO: Como pode nos tirar do presépio já que fomos nós os primeiros a anunciar o nascimento de Cristo. Você pode deixar qualquer um de fora menos os anjos. E além do mais somos tão bonitinhos.
CRIANÇA: Eu não sei o que fazer. Eu precisaria deixar algo de fora. Acho que vou deixar o menino Jesus.
TODOS JUNTOS: Não faça isso.
ESTRELA: Você pode me deixar de fora, mas não faça como fazem tantas pessoas que colocam tudo menos Jesus em seu Natal
Sinos: Pode nos deixar de fora.
SINO 1: Sem Jesus não temos por quem badalar de felicidade.
SINO 2: Sem Jesus ficaremos mudos.
CRIANÇA: (tristonha) Eu não sei o que fazer diante de vocês. Estou vendo, em tudo isso, que sou a que menos tem agradado a Jesus. Vocês todos fizeram tanta coisa por ele... e eu, faço umas bobagens que entristecem bastante a Jesus. Estou muito triste! Até acho que não mereço preparar o presépio de Jesus!
ESTRELINHA 4: Não pense assim, Sabe que, de todos nós, você é a mais feliz?
CRIANÇA: (Espantada) Por que, estrelinha?
ESTRELINHA 4: Porque você tem uma alma, tem inteligência e a sua vontade é livre! Você pode escolher entre o bem e o mal! Tudo quanto fizer de bom é por vontade própria. Existe coisa que agrade mais a Jesus do que isso?
CRIANÇA: É verdade! Eu sinto que, se quisesse mesmo, de verdade, eu poderia ser bem melhor do que sou....Porém, com a ajuda e a graça de Deus, vou vencer os meus defeitos e ser muito boazinha!...
SEGUNDO ANJO: E você sabe que nós, anjinhos, até temos inveja de você?
CRIANÇA: (Espantada) Anjinho! Por que?
SEGUNDO ANJO: Porque os anjos não podem, como você, falar a todas as pessoas de Jesus. E com ele unir-se a todas as pessoas em comunhão. Você pode desejar maior felicidade do que essa?
ESTRELA 1: Como a estrela você pode anunciar também o nascimento de Jesus e guiar as outras crianças até a manjedoura de Belém, ensinando-as a amarem o nosso Senhor!
SINO 3: Como eu, você também pode elevar para o alto sua prece, que é mais agradável a Deus do que a voz do sino!
PRIMEIRO ANJO: E a sua vida pode ser, inteirinha, um cântico de louvor a Deus: fazendo como Jesus ensinou, cumprindo todos os dias a sua vontade e amando-o de todo o seu coração.
CRIANÇA: (pensativa) É... pensando bem, acho que vocês tem razão. Gostei muito dessa nossa conversa.... Porque me fez compreender muitas coisas.... Agora, sei como preparar o meu presépio.
Todos os outros juntos: (curiosos) Como é... nós vamos estar no presépio?
CRIANÇA: (sorrindo) Sim, meus amiguinhos. Vou colocar vocês todos no meu presépio. Mas principalmente vou colocar o menino Jesus. (Tira uma boneca da caixa e coloca na manjedoura do presépio.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...