domingo, 19 de junho de 2011

A Arte da Transformação

Bom gente o meio do ano já chegou e com ele vem Casa do Julgamento pelo menos para a minha igreja. E lá nós fazemos uma peça que fala sobre o destino final de cada um, e nessa peça nós usamos muito, maquiagens de monstros (quem quiser saber mais é só entrar em contato) e machucados e para comemorar esse clima tão teatral decidi postar essa matéria sobre maquiagem teatral, se divirta aprendendo a fazer os melhores efeitos de machucado. 



Para reproduzir tal efeito - quatro cortes grandes no rosto -, o primeiro passo é traçar o contorno desejado com o lápis delineador para olhos, usado pelas mulheres, ou carvão para desenho.









A seguir, derrame um pouco de goma-laca num copinho plástico e, com a ajuda de um pincel macio, espalhe o líquido adesivo sobre os lados exteriores do primeiro corte. A idéia é moldar pedacinhos de algodão de acordo com o desenho da ferida. Pegue um tufo não muito grande de algodão e aplique sobre a goma na pele. Feito isso, passe uma camada farta de goma sobre o algodão, sempre com o pincel. Tente deixar as partes externas do "ferimento" bem finas para que não se veja entre a pele e a área construída.











Continue aplicando o algodão desta maneira, camada por camada, por sobre os cortes. Um secador de cabelos pode ser de grande ajuda nessa hora, pois o ar quente acelera a secagem da cola. Não tenha pressa: é melhor ir devagar que ter um resultado ruim. Como se pode notar as bordas internas são mais claras. É que estas são deixadas com pouca goma de modo a ficarem ressaltadas. Terminada a aplicação, verifique se há falhas (essa é uma boa hora para corrigir algum contorno externo mal construído ou muito aparente). Note também que em nossa demonstração, o interior dos cortes não possui detalhamento. Caso se queira pôr algumas estrias de algodão dentro dos cortes, sugerindo camadas de pele rasgada, o resultado pode ficar curioso.








A etapa seguinte é pintar a aplicação. Comece com a base líquida para maquiagem, espalhando-a sobre o algodão, esforçando-se em deixá-lo da mesma cor de sua pele. Se você escolher bem a cor da base, no tom de sua cútis, isso não será difícil.

















O próximo passo é pintar o interior do ferimento, dando-lhe aparência de carne viva. A melhor tinta recomendada é a do tipo que se usa para pintar tecidos em geral, mas pode-se usar outras tintas solúveis em água, como a guache. A melhor sugestão é uma mistura de vermelho com algumas gotas de azul - isso escurece o vermelho, dando à tinta uma aparência um pouco coagulada.














Nessa altura do processo, o rosto já aparece estar doentiamente machucado. Trabalho concluído, você talvez fique plenamente satisfeito, mas há um último detalhe de pintura que é o toque final. Pegue um pouco de vermelho puro e adicione água o suficiente para que a tinta escorra, sem contudo ficar rala. A seguir, despeje a gosto por sobre toda a área machucada, tomando cuidado para que a pintura não entre em contato com os olhos ou a boca. Se você estiver usando tinta de tecido, lembre-se de usar uma roupa velha para o trabalho. Finalmente, você está em condições de sair por aí espalhando um pouco de horror. Aplicações de goma e algodão costumam ser bem resistentes, podendo durar horas. O "tempo de vida" de sua maquiagem pode variar, dependendo de quanta cola se tenha usa e do tipo de esforço facial que lhe será submetido - sorrir demais, abrir muito a boca ou fazer caretas. Tirá-la do rosto é a parte mais fácil. Passe álcool ao redor da maquiagem. Isto dissolve rapidamente a goma enfraquecendo toda a estrutura. Vá puxando com cuidado, passando álcool nas áreas mais difíceis, até tirar todo o material. Após isto, lave o rosto com bastante água e sabonete. Caso sua pele fique um pouco ressecada, passe um pouco de creme hidradante.


Para encerrar, algumas dicas. A cola que usamos é a goma-laca, que nada mais é do que resina vegetal dissolvida em álcool. Na maioria das pessoas não causa qualquer reação alérgica, mas na dúvida, basta fazer um teste aplicando um pouco perto do pulso. Deve-se evitar o contato com os olhos e a boca e nunca (!) usar qualquer outra cola que não seja goma. Certos tipos são muito perigosos (como as supercolas) e devem ser mantidos à distância. Lembre-se: seu trabalho deve ficar bom, mas a sua segurança vem em primeiro lugar. A base líquida para maquiagem pode ser diluída em água, e existem em vários tons. Caso prefira, pode-se a base líquida por uma mistura de tinta pra tecidos, ou otra tinta solúvel em água (guache).
Com este Know-how adquirido, podem-se criar diversas possibilidades visuais. Podem-se fazer cortes diferentes, mudar a posição, e a quantidade dos cortes, criar queimaduras ou cicatrizes fechadas. Você não tem mais motivos para invejar as vítimas desafortuadas de seus filmes prediletos de terror, chegou a sua vez de lhes fazer companhia. Divirta-se!
Materiais necessários: algodão hidrófilo, goma-laca, base líquida para maquiagem, tintas para tecido, lápis delineador ou carvão para desenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...