quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO, é uma comédia, que mostra de forma caricata muitas das atitudes que impedem as nossas orações de serem ouvidas.

“POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Sugestões;
1) Montagem de todas as cenas(erros) para apresentação em sequuencia;
2) Apresentação de um erro(cena) por semana, e estudo baseado na ilustração;
3) Evento sobre oração (retiro, final de semana...), intensivo com debates a partir do tema da cena.

Autoria – Juliana Garcia
Igreja Evangélica Batista El Shaddai, Maceió/AL

FICANDO PARA TITIA

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”
Erro Nº 1
FICANDO PARA TITIA

(Joana, uma menina descabelada e desarrumada está à procura do seu namorado ela ora, mas não faz sua parte)
CAROL: Amiga, que cara é essa?
JOANA: é a cara de quem está a procura.
CAROL: A procura, de quê?
JOANA: Eu vou resumir pra você. O tempo está passando, a maré esta secando, e eu estou encalhando, eu estou ficando pra titia.
CAROL: Amiga, eu posso te dar um conselho?
JOANA: Já sei o que você vai disser: que eu tenho que orar, mas é o que eu mais faço, eu oro todo dia, e toda hora sem parar. Eu falo:
"Pai, Olha aqui, a tua serva esta clamando, esta pedindo, só tu sabes a dor que eu estou sentindo, vem me socorrer Senhor, pois eu estou ficando para titia e todos já estão mangando de mim. Pai apresa-Te em me socorrer."
Oh, amiga eu faço essa oração todos os dias. Mas Deus não me dá um namorado.
CAROL: amiga sabe o que é? Eu não vou falar pra você orar.
JOANA: Não?!!
CAROL: Não. Eu posso te dar um conselho?
JOANA: Já que você não vai falar de oração, então pode falar!
CAROL: é que eu tenho uns amigos para te apresentar.
JOANA: Nossa! Você vai resolver meu problema mesmo.
CAROL: Pois é, não sei se resolvo, pois ta difícil, mas uma ajuda é boa, não é?
JOANA: Pois é.
CAROL: Aqui está. Este é o espelho, este é o desodorante, pasta de dente, a escova você compra depois claro, para o começo é isso!
JOANA: Pelo visto a coisa esta séria.
CAROL: vamos comigo, eu vou te mostrar umas roupas ali
(Saem de cena)
FIM

ESPERANDO EM DEUS

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 2
ESPERANDO EM DEUS

(O cara está desempregado, ora e espera a ação de Deus, mas não vai atrás do emprego)
JUNIOR: "Senhor, estou fazendo a prova do envelope vazio, o Senhor me conhece oh pai, sabe que sou um dizimista fiel. E agora neste momento difícil, eu levanto um clamor para que o Senhor me arrume um emprego. Eu entrego nas Tuas mãos Senhor, e confio plenamente em TI, e sei que a tua palavra diz: “Tudo que pedires em oração, crendo, recebereis.” E eu estou pedindo em Oração, e creio que logo Tu me darás esse emprego.
(Senta na poltrona e adormece, acordando com seu amigo na porta!)
(Toc-toc-toc.)
JUNIOR: Quem é?
ROBSON: Sou eu Parceiro, o Robson, abre logo.
JUNIOR: Abro nada. Entra aí.
ROBSON: Cara, você ainda está deitado?
JUNIOR: Eu que pergunto você já esta acordado? E se mal pergunto, eu marquei algo contigo?
ROBSON: Já é Meio-dia, e eu estou saindo para procurar um emprego, como você esta precisando de um, pensei em sairmos juntos. E aí?
JUNIOR: Rapaz, eu sou crente, já entreguei na Mão de Deus, e logo ele vai estar me respondendo.
ROBSON: Cara, mas é orar e agir, você vai ficar aí com preguiça nessa cadeira?
JUNIOR: Rapaz, estou aproveitando a folga, pois assim que Deus me der um emprego eu mal vou ter tempo para descansar.
ROBSON: Sim, e como é que esse emprego vai chegar?
JUNIOR: Sei lá, pode até ser pela porta. Kkkkkkkkk. O meu Deus é o Deus do impossível!
(Toc-toc-toc.)
JUNIOR: Oh glória! Esse é o meu emprego batendo na minha porta.
ROBSON: Você está é doido.
JUNIOR: quer ver? Quem é?
(voz oculta) Carteeeeeiro
JUNIOR: Pega lá pra mim vai?
ROBSON: Preguiçoso... tá bem! Rapaz, pelo jeito você se enganou, aqui só tem contas.
JUNIOR: Isso prova que o Senhor está prestes a responder minha oração, pois ele sabe que eu tenho que pagar as minhas contas.
ROBSON: Então você fica aí, que eu vou procurar emprego.
(Enquanto isso Junior volta a Dormir)
(Passa um tempo)
(Toc-toc-toc.)
JUNIOR: quem é?
ROBSON: Sou eu de novo cara, o Robson, abre aí.
JUNIOR: Tu num sabe que eu não abro? Entra aí.
ROBSON: Tu ainda tá nessa? E aí? Deus respondeu?
JUNIOR: Ele está me dando um tempinho de folga, mas logo ele me responde.
ROBSON: E você ainda sentado?
JUNIOR: Sai do meu pé chulé.
(Toc-toc-toc.)
(voz oculta) Carteeeeeiro
JUNIOR: pega lá.
ROBSON: Olha, aqui só tem conta. E você está se afundando nas contas e Deus não te responde. Deus me abençoou, vai a luta e ele te abençoara também
JUNIOR: Ahhhh!!! (começa a cantar) Espera no Senhor sem desistir, na certeza que ele não falha... (começa a cantar andando atrás do amigo, este fica todo assustado)(saem de cena)
FIM

SE É O JEITO EU ORO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 3
SE É O JEITO EU ORO

 (Jovem que não entende o prazer de falar com Deus)
LUANA: Oi meninas, vamos fazer o que primeiro?
MARIANA: Eu acho melhor, nós orarmos logo, depois a gente dança no tapete.
TAIS: Pois é senão fica tarde, e a gente vai ficar com sono.
LUANA: tem certeza? Eu sou tímida, não gosto de orar na frente de todo mundo.
MARIANA: A gente pode se separar por um tempo, cada uma faz seu momento de oração, e depois nos encontramos aqui.
LUANA: Então vamos logo e lembrem-se que é tarde, e tem que ser rápido senão, não vamos aproveitar a noite.
TAIS: Deixa dessa, parece até que não é crente, vamos nos separar.
(só quem fica em cena é a Luana)
LUANA: (faz a oração bem rápido) “Pai nosso que está no Céu, santificado seja o vosso nome, venha nós o vosso reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos tem ofendido (BEM, SO FALTA PERDOAR ALGUNS, MAS DEPOIS EU ME ACERTO), não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal... (OPA, COMO ERA MESMO O RESTO?... AH! LEMBREI), pois Teu é o reino o poder e a glória para sempre amém.” Será que elas vão demorar? (passa um tempo, começa a ficar impaciente) Afff já se passaram 2 horas... (as outras garotas entram). Vocês tem noção do tempo que gastaram orando?
MARIANA: pense no momento abençoado, Deus falou coisas incríveis comigo, eu senti Deus bem juntinho de mim.
TAIS: Foi muito bom, foi bom demais, eu amei, meu Deus é maravilhoso, me mostrou vários sinais de que logo minhas petições serão respondidas. E você?
LUANA: Ora, falar com Deus é bom demais num é? Mas e aí? Vamos brincar?
TAIS: Eu pensei em ficarmos meditando agora.
LUANA: Meditando?!!!!!!!
MARIANA: Que ótima ideia, é maravilhoso ouvir Deus falar conosco através da bíblia.
TAIS: E aí, vamos?
LUANA: (desapontada) Vamos... Se é o jeito...
FIM

A CULPA NÃO É MINHA

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO –
“POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 4
A CULPA NÃO É MINHA

 (Jovem que não tem tempo de falar com Deus, mas pede para protegê-lo das tentações, ao mesmo tempo em que vai de encontro a elas)
(casal entra em cena)
PATRICIA: Oi amor, olha, vai ter vigília na casa da Ariel hoje, vamos?
TIAGO: Ô gatinha. Hoje eu não estou inspirado para orar.
PATRICIA: Tenha vergonha amor, olha o que está dizendo.
TIAGO: Na próxima eu vou.
PATRICIA: Se você não quer orar, fazer o quê. Insistir é que eu não vou.
(Patrícia sai de cena e ele fica sozinho, então chega dois amigos)
João: E aí cara?!! Quanto tempo, por onde você andou?
PEDRO: Pois é a gente nunca mais te viu, você nunca mais ligou. Sumiu do mapa.
TIAGO: é porque eu estou indo para uma igreja agora, aí vocês sabem, estou muito ocupado. Fora que tem faculdade e família.
João: não é que o Zezinho virou crente.
PEDRO: Cara e aí, virou crente e não pode mais ser amigo da gente não é?
TIAGO: Claro que posso, eu sou o amigão de vocês, ainda estou aqui.
João: E sair com a gente?
TIAGO: claro que eu saio. Vai ter um filme massa no cinema.
João e Pedro - kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
PEDRO: olha para o cara, chamando agente para ver filminho!!!!
João: não, vamos é para o show, dançar um pouco.
TIAGO: Mas...
PEDRO: você não quer sair com a gente?
TIAGO: eu vou, esperem aí, volto já. (vai para o canto da cena)
"Senhor, eu estou indo até esse show, mas me livra das tentações, eu não quero dançar, não quero beber, não quero ficar, eu só vou para evangelizar, dar testemunho de Ti. Em nome de Jesus amém." Pronto, podemos ir.
(vão para outra ponta do cenário, começa a tocar uma música de balada)(entram duas garotas)
PEDRO: cara, aquela mina tá dando bola pra tu.
TIAGO: sério?! Mas eu ... Sou crente rapaz. Vim só pra fazer companhia
João: Você vai tomar pelo menos uma dose dessa lapada, num vai?
TIAGO: Claro, que não.
João: Mas cara a palavra só fala que não pode ficar bêbado, mas beber pode, eles tomavam vinho.
TIAGO: é mesmo e só uma dose não faz mal, não e?
PEDRO: Pois é cara, vai nessa, só hoje, tu tá com teus amigos, a culpa é nossa. Deus tá vendo. Depois tu pede perdão a Ele, e Deus e misericordioso e te perdoa.
TIAGO: Só hoje, não é?
PEDRO: Claro.
(Tiago dança, bebe, se aproxima pra conversa com a menina e sai de cena com uma delas)
(a outra garota que sobrou os amigos tiram na sorte para ver quem fica com ela. Depois saem)
FIM

SÓ FALTA ISSO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 5
SÓ FALTA ISSO

 (Jovem com muitas atividades na igreja, porém, se ocupa tanto que se esquece de orar)
SIMONE: Bom dia pastor! Posso entrar?
PASTOR: Claro, entre.
PASTOR: A paz, em que posso ajudar?
SIMONE: Pastor, eu estou vivendo um momento muito difícil, eu não consigo entender o que Deus quer que eu faça.
PASTOR: como assim?
SIMONE: eu tenho consagrado minha vida a Deus. Para o Senhor ter ideia, deixe-me lhe falar como é a minha rotina na igreja.
PASTOR: Vamos lá, pode começar.
SIMONE: Bem, dia de domingo, eu acordo de manhã, venho para a EBD, participo da equipe de louvor, venho para o culto das 17hs e também para o das 19hs 30min. Segunda, às vezes tem ensaio, e se não tiver eu evangelizo. Terça tem culto da família e eu estou sempre presente. Quarta, culto "Jardim de oração". Quinta, culto da unção. Na sexta, ensaio do teatro. Sábado de manhã tem a consagração e depois às 17hs o culto dos adolescentes e às 19hs culto da juventude. Fora que eu já li a bíblia 4 vezes em menos de 1 ano; cuido de todo mundo, amo a Deus e o obedeço.
PASTOR: Eu acho...
SIMONE: Deixa eu terminar pastor, por favor. Eu me esforço tanto, participo de 7 ministérios, todos me conhecem na igreja, mas Deus não fala comigo, eu sinto um gelo.
PASTOR: Só me diga mais uma coisa. Você faz. tudo isso, mas você ora?
SIMONE: (fala toda sem graça) Nãoooo... (e sai de cena envergonhada)
FIM
 

A ORAÇÃO DO VIZINHO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 6
A ORAÇÃO DO VIZINHO

(Jovem conta para o irmão sobre as bênçãos que Deus lhe tem feito e este fica com inveja)
GUSTAVO: A paz do Senhor!
JOSÉ: A paz! Faz tanto tempo que não nos falamos que me impressionei. Somos da mesma igreja e, desde a última conversa, você não falou mais comigo.
GUSTAVO: é para isso que estou aqui hoje, eu vim lhe pedir perdão.
JOSÉ: nossa, fiquei impressionado agora.
GUSTAVO: Você me perdoa?
JOSÉ: Claro, que perdoo, mas o que fez você me pedir perdão assim?
GUSTAVO: Sabe o que é? É que Deus está me abençoando cada vez mais e mais, e eu não posso ficar com o coração preso a mágoas, pois sei que isso não agrada a Deus.
JOSÉ: Pois é.
GUSTAVO: Para você ver como Deus tem sido bondoso e misericordioso comigo. Sabe o que foi que Ele fez por mim? Me deu um carro zerinho, o carro dos meus sonhos. Que eu sempre lutei e trabalhei para ter.
JOSÉ: (começa a ficar com inveja) e foi? Nossa, como Deus foi bom para você. (fala com despeito.
GUSTAVO: Maravilhoso.
JOSÉ: Mas cuidado amado, que do jeito que o mundo está, o carro pode bater o motor, capotar, ser roubado, ser batido, queimado e tem até esses desastres do meio ambiente, furacão, vulcão, enchente, e tantos outros.
GUSTAVO: Mas Deus e tão fiel, que me abençoou e eu fiz o melhor seguro que tem, e ele cobre tudo.
JOSÉ: Ah, mas sempre tem uma linha de letras minúsculas dizendo algo que não cobre, e é aí que nos quebramos, é sempre bom termos cuidado.
GUSTAVO: Nossa meu amado, por desencardo de consciência, irei dar uma olhada, mas confio em Deus, e se ele tomar o carro de mim é porque algo melhor me aguarda. Tenho que ir vou dar uma voltinha. Fica na paz.
JOSÉ: Você também. (depois que Gustavo sai de cena) Desgraçado.
(José começa a orar)
JOSÉ: "Senhor, olha eu de novo aqui, como sempre teu servo amado está em tua presença. Oh Senhor! Sabes que são muitas as coisas para fazer, que a maioria das pessoas terminam se esquecendo de você, mas estou eu aqui, seu servo mais humilde, pois nunca esqueço de orar, mesmo estando muito ocupado. Então Senhor vem atender a minha súplica. Você viu o que fez aquele hipócrita, fariseu, veio passar na minha cara que ganhou um carro. Oh Pai, seja justo, me dá um carro melhor e manda fogo do céu sobre o carro dele. Oh Pai, te peço isso para que ele se converta e nunca mais zombe da cara de ninguém, e aqui eu peço e já Te agradeço, pois sei que o Senhor é justo. Em nome de Jesus, amém."
(José sai de sena)
FIM

ESPERA SÓ UM POUQUINHO

JOGO DOS SETE ERROS NA ORAÇÃO “POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO DÁ CERTO?”

Erro Nº 7
ESPERA SÓ UM POUQUINHO

 

(Jovem que faz a oração errada, pedindo para não ser pega na desobediência)
(cenário montado com um jantar romântico. Entra Maria)
MARIA: "Senhor, você conhece os meus pais, eles são muito caretas e não permitem que eu traga o meu namorado aqui em casa, eu conheço tua palavra, sei o que devo e o que não devo fazer. Senhor, hoje eu chamei meu namorado aqui em casa, mas nós não vamos fazer nada de errado, mas o senhor conhece os meu pais, e como Eles estão viajando, não permita que aconteça como nos filmes, e que eles voltem antes do tempo, e sim aconteça tudo na maravilhosa graça do Senhor, é o que eu Te peço e desde já te agradeço, pois sei que Tu és misericordioso, Amem."
(Toc-toc-toc )
MARIA: Quem é?
ROBERTO: Sou eu amor.
MARIA: Pode entrar a barra ta limpa.
ROBERTO: oi amor, a paz do Senhor, isso aqui é para você!
MARIA: Pra mim, que gentileza! Amor, eu fiz um jantar pra gente.
ROBERTO: E foi amor, você aprendeu a cozinhar?
MARIA: Amor, assim você me deixa sem graça, eu sou ótima fazendo lasanha, só não sei fazer de outro tamanho, mas o sabor, você vai ver, se não estiver fora da validade vai estar ótimo.
ROBERTO: Amor, você é uma comédia. Podemos comer?
(sentam-se a mesa e começam a comer)
MARIA: Gostou?
ROBERTO: Parece a mesma lasanha que o meu amigo preparou pra mim.
MARIA: Hum, deve ser a mesma receita. Amor eu chamei você aqui pra disser que te amo muito.
ROBERTO: Eu também... (vai sentar ao lado dela, começa a abraçá-la)
MARIA: Eu quero casar com você.
ROBERTO: Cof cof cof. Casar? Já? (volta pra o lugar de antes)
MARIA: Já não, mas planejar.
ROBERTO: É que...
MARIA: Esse é o meu sonho, casar com você. Termos 3 filhas lindas, morar numa casa bem grande com empregadas, você me amando pra sempre, me sustentando, mas eu precisaria de uma mesada, pois sabe como é, homem não gosta de mulher que trabalhe.
ROBERTO: Mas...
(Toc-toc-toc )
MARIA: quem e?
ALBERT: Abre logo sou eu seu pai, e estou com sua Mãe.
(levanta-se desesperada)
MARIA: ·Senhor Jesus, o que foi que eu te pedi?
ADRIANA: Abre a porta filha.
MARIA: Se esconde Roberto.
ROBERTO: Eu não, você que tem que se esconder. Podem entrar.
ALBERT: Quem falou? (Entrando) Quem é você?
ROBERTO: eu sou o Ex-namorado da sua filha. Prazer e tchau! (vai embora)
MARIA: Ex, por que amor? Volta aqui.
ALBERT: fique onde você está mocinha que nós vamos ter uma conversa.
MARIA: Mãe olha o papai.
ADRIANA: Vai com calma amor.
ALBERT: Calma?!! Ela vai ver a calma. Passa pra o quarto. (tira um cinto pra bater nela)
(filha sai correndo, o pai atrás dela brigando)
MARIA: Mãeeeeeeeee
ADRIANA: Calmaaaa querido.
(gritos fora de cena)
ALBERT: toma
MARIA: aiiiiiiiiiiiiiii...
FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...