quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

E Rogério caiu no mundo.

Rogério ( um jovem cristão )
David ( jovem não cristão ) 
Edinho ( jovem não cristão ) 

Cenário:
Nenhum específico. Pode ser uma rua ou praça.

Objetos necessários:

Jaqueta
Correntinha ( adorno masculino )
Corda ( preferencia para corda fina, de nylon )
Bracelete ( qualquer objeto que seja possível amarra-lo ao braço; preferencia para um pedaço de corda fina, em nylon - será chamada de extensor do bracelete )

Cena Inicial:
O jovem cristão está voltando da igreja, pode estar cantando um louvor, quando se encontra David.

David ( não cristão ): e ai Rogerinho, beleza ?
Rogério ( cristão ): tudo bem....
David: Quanto tempo heim cara.
Rogério: é verdade, quanto tempo...
David: mas me diga o que vocês está fazendo, conte as novidades.
Rogério: ah, agora eu sou evangélico, tenho ido na igreja e, às vezes, saio com o pessoal para uma pizzaria, sorveteria ou alguma coisa assim.
David: ah, então é por isso.
Rogério: por isso o que ?
David: é por isso que você está assim, com essa cara esquisita. Olha só pra você cara, você só andava “nos panos “, cheio de menininhas...
Rogério: é, mas eu não era feliz.
David: que nada cara, óh presta atenção. O que você acha dessa jaqueta que eu estou usando ?
Rogério: é muito bonita, muito legal.
David: então, óh, fica pra você ( tira a jaqueta ).
Rogério: pra mim ?
David: é cara, pra você. Óh, deixa eu colocar. ( coloca a jaqueta nele )
Edinho chega...
David: e ai Edinho, beleza ?
Edinho: eu tô bem, mas... ( para o Rogério ) que jaqueta chic cara, que legal; você tá boy heim ?
Rogério: você acha mesmo ?
Edinho: é claro, é igualzinha a daquele cara da novela.
Rogério: é mesmo ?
Edinho: lógico, você não assiste não ?!? não é por nada não cara, mas você tá muito simpático. 
David: é verdade, tá legal, mas parece que ainda tá faltando alguma coisa... 
Edinho: realmente, ainda falta alguma coisa. Já sei, já sei ( tira a correntinha do pescoço ) tá faltando uma corrente. Com essa corrente aqui você vai abalar geral, vai catar todas as minas da igreja.
David: é mesmo, com essa corrente ela vai ficar o cara.
Rogério: ( um pouco tímido ) não, que isso...
Edinho: que nada, é sério, com isso aqui você vai ficar igualzinho ao Gianechini. 
Rogério: não, isso ai deve ter custado uma nota cara, não precisa se preocupar.
Edinho: você vai desfazer bicho ?
Rogério: não, não é isso....
Edinho: se não é isso, então é só colocar ( vai colocando em seu pescoço )
Rogério: não precisa se preocupar cara...
Edinho: precisa sim, você é nosso amigo, então vai ganhar essa corrente. 
Rogério: e vocês estão me dando essas coisa assim, de graça ?
David: é claro, nós temos a maior consideração por você cara, nós somos seus amigos. 
Rogério: poxa, já não se acha amizades assim nem mesmo na igreja...
Edinho: pronto ( colocou a corrente ) olha ai, agora você ficou boy mesmo. 
David: Edinho, não é que o cara ficou bonitão mesmo ?!
Edinho: ficou o cara...
Rogério: que isso gente, vocês não precisam fazer isso por mim 
Edinho: que nada, amigo é pra essas coisas.
David: Edinho, ficou muito legal, mas eu acho que se agente arrumasse um bracelete pra ele, iria ficar melhor anda, ai ia abalar mesmo !
Edinho: é verdade né, um daqueles que só os caras da grana usam. Daquele que tá na moda nos Estados Unidos. 
( Rogério só observa – atento )
David: é, meu irmão viajou pra lá e ele trouxe um pra mim. Tá aqui no meu bolso. ( tira do bolso ) Acho que vou dar para o Rogerinho.
Edinho: cara ( pega o bracelete – admirado ) esse aqui é do original mesmo, é 10. Meu sonho é ter um desse daqui.
David: mas tirar o olho porque já é do Rogérinho.
Rogério: meu, por que ? não, não precisa me dar, seu irmão trouxe pra você.
David: mas acontece que você é meu camarada, então eu vou te dar.
Rogério: não precisa não cara.
David: não, já é seu.
Rogério: mas não precisa.
Edinho: Pô, você está desfazendo do cara ?
Rogério: não, não é isso.
David: então pode pegar ( vai colocando o bracelete em seu braço, na altura do bíceps ). 
( depois que colocou ) Pronto, agora sim.
Edinho: nossa cara, ficou 10. Desse jeito ai eu não seria nem louco de deixar você chegar perto da minha nina.
David: nem eu; ficou muito “ da hora “.
Rogério: que isso gente...
Edinho: não é sério, agora só falta dar um rolê com a gente.
Rogério: não, não, isso eu não posso fazer.
Edinho: porque não ?
Rogério: não, eu não saio mais para onde vocês vão.
David: então quer dizer que você está desfazendo da gente ?
Rogério: não é isso...
David: como não, você disse que não vai onde a gente vai.
Rogério: mas eu não estou desfazendo de vocês.
Edinho: então vamos cara.
Rogério: não, imagina se alguém me vê por ai...
David: ninguém vai te vê cara; meu carro tem o vidro escuro.
Rogério: mas e se me vêem lá ?!
Edinho: tudo bem David, o cara não quer ir.
Rogério: desculpa ai pessoal, ó, se vocês tivessem pedido qualquer outra coisa, com certeza eu faria....
David: tudo bem, então usa o nosso extensor de bracelete.
Rogério: sem problemas, eu uso. 
David: então espere um pouquinho que eu vou buscar. 

Enquanto David sai para buscar – a corda - Edinho fica conversando com Rogério 

David volta segurando uma das pontas da corda, a outra ponta fica na mão de outra pessoa, que deverá ficar no fundo do templo ( ou do lado de fora ), na direção do corredor ( direção em que deverá estar também o Rogério ).

Davi: tudo bem Rogérinho, agora é só nos colocarmos o extensor.
Rogério: mas por que é tão grande ?
David: fica frio, é só eu amarrar e você vai ver, vai ficar 10 ! ( amarra então a corda no bracelete ) prontinho.

A Partir de agora, os dois continuam conversando com Rogério, alternadamente, porém, girando em sua volta, até o limite da corda ( que deverá estar levemente esticada ). Conforme conversam, Rogério vai girando para poder olhar para aquele que lhe fala e isso faz com que a corda o vá enrolando. A pessoa que está segurando a outra ponta, deve ir liberando corda a medida em que a mesma vai sendo enrolada.
Depois de um tempo de conversa, devido a ter girado em torno de si mesmo, Rogério acaba ficando enrolado desde o braço, onde está o bracelete, até os pés.

Edinho: então Rogérinho, você não quer mesmo ir dar o rolê mesmo ?
Rogério: não, eu não posso.
David: mas você vai perder cara, vai ter um monte de menininha lá.
Edinho: é mesmo, vai estar a Marcinha, a Dri, a Kelly.
Rogério: mas eu acho melhor não ir
David: bom, você que sabe...
Edinho: é, já que você não quer...

Depois que Rogério estiver todo enrolado:

David: falô heim Rogérinho, foi um prazer.
Edinho: valeu...
Rogério ( se da conta de que está enrolado ): ei, eu estou preso, ajude-me a sair daqui.
Edinho ( enquanto sai andando ): se vira meu camarada.
Rogério ( entrando em desespero ): por favor, me ajude. 

A pessoa que está segurando a outra ponta da corda, a puxa, levando Rogério ao chão.

Rogério ( caído ): Socorro, socorro....

Nesta hora, uma pessoa, já preparada, pode trazer uma palavra com base na encenação; explicando a forma astuta e sutil com que as coisas do mundo tem envolvido alguns jovens cristãos.

ADQUIRA UMA APOSTILA CONTENDO CINCO PEÇAS INÉDITAS, ENVIE UM E-MAIL PARA 'ministerioungidospordeus@yahoo.com.br' E SAIBA COMO.

Ministério Ungidos por Deus - Teatro
Evangelismos, Cultos, Congressos,
Paletras e Festividades e Geral

Contato:
ministerioungidospordeus@yahoo.com.br
F 19 3922-9516 Gilson
F 19 3854-6875 Larissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...