terça-feira, 2 de agosto de 2011

COMO É A SUA ALMA


Uma ficção de um encontro físico dos personagens com suas almas. Muitos não tem noção de como elas são. Surpreendendo-se com o estado que elas se encontram.

NARRADOR: Como é a sua alma? É, a sua mesmo. Como será a alma de todos vocês?
Acredito que ninguém aqui ignora que todos têm uma alma. É uma alma! Uma alma que ao contrário do corpo, é imortal.
Sabe que toda alma tem um valor inestimável, que nem todo dinheiro do mundo pode pagar? Que a alma tem preço de amor? Antes de perguntar se você se importa com a alma alheia, pergunto a você e com sua alma, você se preocupa?
Você sabe como ela é?
Vamos convidar aqui algumas pessoas que vieram ver suas almas, saber como elas estão.
Se você tivesse essa chance você aceitaria?
Bem, vamos chamá-las então: Isabela, a bela. Joseph Dólar, o milionário; Fred Marx, o intelectual. Lady Hollywood e famosa superstar. Alice a estudante Cristã e o Nestorzinho que congrega na igreja da rua Felicidade- (Pausa...)
Vocês vieram aqui para uma experiência inédita. Vocês vão ver suas almas. Estão preparados?
TODOS: Sim
NARRADOR: Mas antes quero que vocês me digam como acham que é a alma de vocês.
BELA: Acho que minha deve ser como eu. Linda, elegante, perfumada e simplesmente irresistível. Não pode ser de outra maneira, olhem pra mim. Sou una pessoa que se cuida muito, gasto horrores em cremes, tratamentos estéticos e roupas da moda. Onde passo deixo todos de boca aberta. Vocês me desculpem, mas acho que quando nossas almas entrarem a de vocês vão morrer de inveja. Tenho certeza que minha alma ofusca todas as outras!
JOSEPH: Às vezes penso que minha alma deve brilhar como ouro e como tudo que eu tenho, ela deve ter um aspecto imponente, deve exalar riqueza. Tenho mais dinheiro do que vocês possam imaginar, tudo que eu quero posso comprar. Minha alma deve estar satisfeitíssima. Duvido que alguém aqui tenha a alma mais rica que a minha!
FRED: Meus Caros, beleza e riquezas não são motivos suficientes para que uma alma seja satisfeita. A alma precisa de sabedoria. A alma não se mira no espelho pra saber se é bela e ela não precisa de dinheiro, pois não tem como gastar. Minha alma sim deve ser perfeita. Afinal conhecimento é algo que está dentro de nós como a alma, tenho certeza que é dele que ela se alimenta. Tenho apetite tão voraz para o conhecimento que minha
LADY: Minha alma deve ser a mais feliz de todas. Afinal eu tenho muito mais que todos vocês. Eu tenho fama! Sou Lady Hollywood por onde eu passo causo alvoroço. Sou bela, rica. Inteligente e famosa. O que minha alma pode querer mais? As pessoas me idolatram. Sempre digo que sou uma livre como um pássaro. Vou onde quero, faço o que quero, pra mim não existem limites. Tenho sempre todos aos meus pés como escravos para realizar os meus desejos. Que alma não Seria feliz assim?
ALICE: Minha alma deve ser muito grata e feliz, mas não porque sou jovem, porque sou rica ou porque faço faculdade. Nada disso para a alma importa, pois ela é imortal e ela sabe que a Juventude e a beleza fenecem, que o dinheiro acaba e que o conhecimento é limitado.
BELA: Invejosa.
FRED:Ignorante!
ALICE: Continuando, minha alma deve ser muito grata e feliz porque ela ganhou o maior prêmio de todos, um prêmio que beleza não seduz, que o dinheiro não compra, que o conhecimento não adquire, e que a fama não ostenta. O prêmio da salvação. A salvação que Cristo me deu se entregando na cruz. Não é verdade. Nestorzinho?
LADY: Cruz? Do que ela está falando?
NESTOR: É verdade irmã Alice. Sei que vocês devem olhar para mim e imaginar que minha alma é miserável. Sou humilde. Sei que não tenho beleza, nem dinheiro e que mal estudei, fama então nem pensar, sou conhecido só na igreja da rua Felicidade, Mas a minha alma tem a salvação disso tenho certeza. Ela vale tanto quanto a alma de qualquer um de vocês.
JOSEPH: Duvido. A alma de um pobre coitado valer tanto quanto a minha!
NESTOR: Quando Cristo sacrificou-se na cruz foi para que todo aquele que nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna. eu cri e sei que minha alma está salva
BELA: Será que você não se enxerga? Querer comparar a Sua alma com a nossa!
FRED: Não vamos discutir, Quando nossas almas entrarem veremos quem está certo.
NARRADOR: Então acho que todos aqui fazem ideia de como devem ser suas almas.
Vocês acham que serão capazes de reconhecê-las quando entrarem?
TODOS - Sim!
NARRADOR: Então que entrem As almas.
As almas entram três de cada lado. Elas são: a alma feia. a alma pobre. a alma faminta. a alma escrava e as duas almas felizes. Com a entrada os demais ficam _perplexos. As almas devem entrar na seguinte ordem:
A alma feia - cabisbaixa. Como se estivesse tentando esconder o rosto;
A alma pobre - mal vestida. pedindo esmolas; A alma faminta - pedindo pão e água;
A alma escrava - acorrentada; As almas felizes - entram Cantando. alegres;
NARRADOR: Então agora que todas as almas estão aqui, vocês podem me dizer qual é a alma de vocês?
TODOS - Aquela! Aquela!
NARRADOR: Bem vocês são seis e elas apenas duas. Duas pessoas não podem ter a mesma alma. Bela, qual delas é a sua?
BELA: (aponta para alma feliz) - Aquela! quanto eu.
É só olhar. É como eu disse ela é tão bela
NARRADOR: E a sua Joseph Dólar?
JOSEPH: (aponta a segunda alma) -É aquela! E Lógico! Nenhuma outra tem nada a ver comigo. Percebe-se que ela é a alma de alguém muito rico.
NARRADOR: Fred?
FRED: Joseph está enganado. Aquela alma é minha. Imagine se alma de um homem culto como eu vai ter essa aparência grotesca.
NARRADOR: Lady?
LADY: Aquela alma ali possui a aura dos famosos. E famosa aqui apenas eu, então é lógico que ela é minha.
NARRADOR: Alice e...
BELA: (interrompendo) Não sei porque perguntar pra esses dois tenho certeza que a alma dela é essa coisa horrenda e a dele essa miserável.
NARRADOR: Todos tem O direito de falar. Alice.
ALICE: Nestor e eu estamos tranquilos e não queremos discussões, portanto vamos esperar as almas se identificarem.
NARRADOR: Então vamos começar pela alma a quem a Bela referiu-se como horrenda. Alma a qual deles você pertence?
ALMA FEIA: Por mais incrível que pareça eu sou a alma d_ Isabela
BELA: É mentira! Não pode ser! Não somos nada parecidas.
ALMA FEIA: É verdade! Você preocupou-se tanto com a aparência que se esqueceu O que você acha? Que são cremes ou tratamentos que deixam a alma bela? Nada disso! A alma não se enxerga através desse espelho ridículo que você tem nas mãos. Mas, por que e você se preocuparia? Você acha que ninguém pode me ver mesmo. Logo você com esse ego inflado achando-se a mais bela das criaturas. É assim que você é por dentro. Como você mesma disse horrenda.
BELA: (com as mãos na cabeça) Não, não pode ser! Não pode.
NARRADOR: Sinto muito bela, mas esta alma é mesmo a sua. (pausa... Alma faminta a quem você pertence)?
FRED: Só pode ser desse crente morto de fome.
ALMA faminta - Eu pertenço a um homem que acha que a sabedoria humana é tudo,
FRED: (interrompendo) É mentira! NARRADOR: Sr. Fred Mantenha a compostura.
ALMA FAMINTA: Quem disse e a você! Que é só de filosofias vãs que eu me alimento? Claro que o conhecimento faz bem ao homem. Mas você fez disso a minha única fonte de sustento. Por isso, morro de fome, sede. Você acha que sabe tudo. Mas não sabe nada. Sabe aquele vazio que você sempre sentiu lá no fundo do seu ser? Era eu chorando faminta. Estou doente anêmico e quanto mais você busca me preencher mais vazia eu fico. Você sempre se vangloriou dizendo ter uma alma sábia, mas eu não sei nada, no meio de todo esse conhecimento eu não sei nem do que preciso para saciar minha fome antes que eu morra.
FRED: Eu não aceito, não aceito!
NARRADOR: Ele diz a verdade, Fred esta é a sua alma.(pausa...) Alma Escrava a quem você pertence?
LADY: Que pergunta! É claro que é Alice, afinal ela é crente. E os crentes são cheios de regras; Não faça isso, não faça aquilo. Eu não. Eu tenho liberdade para fazer o que...
ALMA ESCRAVA: (interrompendo) - Fique quieta infeliz, você não sabe do que está falando. Se eu sou uma escrava a culpa é sua! Foram. os seus vícios, sua vida desregrada e sua fama que me transformaram. no que eu sou. Olhe bem para mim. Eu sou a sua alma!
LADY: Nunca! Ela é a minha alma. (aponta para a alma feliz) - Vamos diga! (alma feliz balança negativamente a cabeça)
ALMA ESCRAVA: Você adora dizer o quanto é livre, mas diz isso para convencer a SI mesmo. Lá no fundo você sabe a verdade. Você nos tomou escravas. Se fossemos livres você conseguiria ficar longe das drogas que usa para esquecer sua situação infeliz. Ficaria longe das bebidas. Até mesmo sua preciosa fama nos escraviza. Ela nos coloca em cadeias de ouro. Vivemos à sua mercê, Você vive uma fantasia, tem que ser sempre o que esperam. de você, seu verdadeiro eu está escondido no fundo do seu ser e por mais que você negue de forma veemente sabe que somos escravas e se você não fizer algo vou carregar esses grilhões para sempre!
LADY: (chora revoltada) Não pode! Não é justo!
NARRADOR: E a alma da Alice têm algo a nos dizer?
ALMA ALICE: Tenho sim quero que todos saibam como eu Sou grata e feliz, Grata pela minha salvação. Sei que não tenho que temer a eternidade. Alice está longe de ter feito de nós escravas quando me entregou a Cristo, pelo contrário, nós conhecemos através dele a perfeita liberdade. Não a falsa liberdade que as drogas, o álcool e a libertinagem trazem. Há caminhos que para o homem parecem direitos, mas o fim deles é a morte. Sou Feliz porque Alice escolheu o único caminho que conduz ao céu: JESUS.
NARRADOR: Muito Bem! Agora Ouvir a alma pobre.
JOSEPH: (interrompendo) É claro é a alma do Nestorzinho, não restam dúvidas. .É só olhar para eles e ver como combinam. Minha é que ela não é, um homem como eu Jamais...
ALMA POBRE: (interrompendo) Você é surdo? Não aprendeu nada com o que foi dito aqui. Continua achando que é O que você tem que faz da sua alma o que ela é. Pois saiba homem rico que eu a sua alma sou miserável. Eu- não tenho nada! Você tem os melhores carros, as melhores roupas, até amigos o seu dinheiro compra pra você. Mas e eu? Existem coisas na vida que o dinheiro não compra e são justamente dessas coisas que eu necessito para enriquecer.
JOSEPH: Mas você não entende eu fiz tudo por nós. EU juntei muito dinheiro, cerquei-me de todo luxo e riqueza pensando no seu futuro, para que você minha alma pudesse descansar.
ALMA NESTOR: Louco e se pedirem hoje a sua alma o que tens para apresentar?
ALMA ALICE: De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
JOSEPH: (virando-se para Nestorzinho e tirando dinheiro dos bolsos) - Olha eu tenho
muito dinheiro venda a sua alma pra mim, posso pagar e sei que você precisa.
ALMA NESTOR: Tolo você jamais poderia pagar por mim eu já tenho dono e dele nem todo dinheiro do mundo pode me comprar. Ele pagou por mim um alto preço. Ele entregou sua própria vida morrendo na cruz. Ouçam vocês: o que faz a alma bela não são tratamentos estéticos e sim a luz da salvação; o que satisfaz a alma não é a ciência humana. Pode-se ler todos os livros do mundo e continuar faminto de saber. O conhecimento que mata a fome do homem é conhecer a Cristo e a sua palavra. Ele é o pão que desceu do céu.
ALMA ALICE: O que faz o homem livre_não são os prazeres da vida, fama ou a fortuna e sim Jesus Cristo que nos libertou da escravidão do pecado. Sua palavra diz: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", A verdade é Cristo!
ALMA NESTOR: O que enriquece a alma não são as riquezas desse mundo. A alma é enriquecida pelo amor de Deus por nós, Amor este que transforma a mais e a mais vil das almas em filhas de Deus, participantes das bênçãos e riquezas dos céus.
NARRADOR: Muito bem! Acho que tudo que havia para dizer já foi dito, as almas já podem ir! As almas começam a sair uma a uma. Joseph vira-se para Nestorzinho e diz:
JOSEPH: O que preciso fazer para que a minha alma fique como a de vocês?
NESTORZINHO: Não precisa de dinheiro, poder ou fama. É muito simples entregue sua alma ao Senhor confia nele e ele tudo fará.
BELA: Mas olha a situação das nossas almas!
ALICE: Bela, Cristo não morreu apenas pela minha alma ou a do Nestorzinho, Ele morreu por todos nós e ele pede que venham a ele todos os cansados e oprimidos e ele vos aliviará.
BELA: Eu quero entregar a minha alma a ele, não somente paro que seja bela, mas para que seja feliz.
NESTORZINHO: Que maravilha Bela! Alguém quer acompanhá-la nesta feliz decisão?
FRED: Eu não posso, Até que gostaria, mas como vou ficar diante dos outros intelectuais? Vão zombar de mim e vou perder o prestígio, eles não entenderiam.
FRED: Eles não podem vê-la. É o meu consolo.
LADY: Eu também não posso. Eu... Minha alma tem razão, não posso viver sem a fama. Não consigo, mas minha vida já é pura mentira mesmo vou continuar fingindo que sou livre e feliz. Quem precisa saber?
NESTORZINHO: Sinto muito por você e estou certo que Cristo também. Ele não deseja que nenhuma alma se perca.
JOSEPH: A minha não vai se perder. Eu reconheço que meu dinheiro não me deu aquilo que eu mais precisava; A Paz. E vocês não imaginam como eu procurei, agora sei que nos lugares errados. A partir de hoje minha alma pertence a Cristo. (ajoelha-se e Bela o acompanha).
Enquanto Nestorzinho começa a orar Fred e Lady vão embora cabisbaixos. NESTORZINHO: senhor neste momento é com grande alegria que apresentamos a ti estas pessoas dispostas a entregar a ti suas almas. Venha transformá-las, dar a elas um novo Viver.
BELA: Entrego a ti Senhor a minha alma tão maltratada. Transforma-me em nova criatura. Transforma o meu interior.
JOSEPH: Senhor, de nada adianta ser rico se espiritualmente sou miserável. Venha enriquecer a minha alma com a tua presença. Dá-nos o bem mais precioso que é a tua salvação. Algo que nem todo dinheiro do mundo pode comprar.
JOSEPH e BELA: Somos teus ó Senhor e nossas almas também!
ALICE: Hoje tem festa no céu. Porque a Bíblia diz que: "Vale mais uma alma salva do que o mundo todo perdido.
Entram as almas do Nestorzinho. a Alice e da Bela e do Joseph transformadas em almas salvas todos se abraçam felizes. De longe a alma escrava e alma faminta observam e depois vão embora chorando.
NARRADOR: E a sua alma como está? Será que ela é feliz? Será que tem salvação? Se sua resposta a estas perguntas for negativa, Cristo está. De braços abertos esperando para transformar a sua alma. Pra fazer de você uma nova criatura. Mas se sua resposta for positiva não cruze os braços. Não deixe de fazer Missões. Saiba que se sua alma é salva e feliz. No mundo existem milhões de almas famintas; escravizadas e miseráveis e que essas almas são preciosas para Deus.
TODOS: A salvação não é só para nós, mas também para o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...